domingo, 7 de abril de 2013

Doença de Behçet


  • Doença de Behçet

         É uma vasculite sistêmica (inflamação dos vasos sanguíneos de pequeno e grande calibre) de causa desconhecida. É uma afecção crônica causada por perturbações no sistema imunitário, ou imunológico. O sistema imunitário, que por norma protege o organismo humano de agentes estranhos e infecções, produzindo inflamações controladas, torna-se hiperativo e passa a produzir inflamações imprevisíveis, exageradas e descontroladas. No caso da doença de behçet estas inflamações podem afetar qualquer estrutura do organismo humano.

Causas: 
        A causa da Doença de Behçet continua incerta, porém, acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais levem a uma maior predisposição à essa doença. Possivelmente, a doença é causada pela exposição a agentes infecciosos capazes de gerar uma reação imunológica cruzada devido a mimetismo molecular.Uma reação imunológica cruzada ocorre quando agentes infecciosos compartilham epítetos com auto-antígenos presentes em células do hospedeiro ou possuem algum epíteto capaz de mimetizar moléculas presentes nas células do hospedeiro. A produção de anticorpos contra esse agente invasor pode acabar lesionando os tecidos do próprio corpo, provocando a doença autoimune. Os agentes infecciosos mais suspeitos de causarem a reação cruzada são os do gênero Streptococcus e o vírus do Herpes Simplex (HSV).

Manifestações Clínicas: A doença causa inflamação do tecido conjuntivo devido à migração de neutrófilos e linfócitos T para esses tecidos. Pode apresentar manifestações multissistêmicas como dor abdominal, hemoptise, trombose dos seios durais. As principais manifestações da doença no entanto são as úlceras orais, úlceras genitais, lesões na pele e inflamação ocular. Também pode afetar as articulações, todo o tipo de vasos, pulmões, sistema nervoso central e trato digestivo.


Tratamento: O tratamento para doença de behçet é feito de acordo com os sintomas apresentados por cada paciente. É possível controlar a doença, mas não curá-la. Entre os medicamentos utilizados no tratamento, os corticosteroides são os que revelam mais eficácia no controle das inflamações, são utilizados principalmente em crianças com alterações oculares, vasculares e no sistema Nervoso.

Úlceras orais e lesões na pele
Inflamação ocular
                                                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário