quarta-feira, 10 de abril de 2013

Tumor ósseo

TUMOR ÓSSEO 

      Tumor é um nódulo ou uma massa que se forma quando células se dividem de forma incontrolável. A maioria dos tumores ósseos primários, ou seja, que nascem no osso tem causa desconhecida. Os tumores que nascem em outra parte do organismo e se espalham para o osso se denominam lesões ósseas secundárias ou metástases ósseas. Com o aumento do tumor há substituição do tecido ósseo sadio por células tumorais podendo enfraquecer os ossos e levar a fraturas patológicas. Tumores agressivos podem levar à incapacidade ou morte, especialmente se sinais e sintomas não forem detectados de forma precoce. A maioria dos tumores ósseos são benignos. Alguns tumores podem se espalhar e levar a metástases à distância e por isso são denominados malignos. Isso ocorre através do sangue ou do sistema linfático. Muitas vezes, outras patologias como infecção, fraturas por estresse e outras alterações ósseas podem lembrar tumores e são chamadas lesões pseudo tumorais.
                                                

Os quatro tipos mais comuns de tumores  ósseos malignos são:
  • Mieloma Múltiplo: O mieloma múltiplo é o tumor maligno primário mais comum do osso.  É um tumor maligno da medula óssea.  O mieloma  múltiplo acomete  cerca de 20 milhões de pessoas por ano no mundo.  A maioria dos casos atinge pacientes com idades compreendidas entre os 50 e os 70 anos.  Qualquer osso pode ser envolvido.
                                       
  • Osteossarcoma: O osteossarcoma é o segundo tumor ósseo mais comum. É um tumor raro e  ocorre em duas ou três novas pessoas por milhão de pessoas anualmente.  A maioria dos casos ocorre em adolescentes ao redor do joelho.  
                                               

  • Sarcoma de Ewing: O sarcoma de Ewing é  mais   comum  entre 5 e 20 anos de idade.  As localizações mais comuns são  fêmur, bacia,úmero e escápula.
       Tumor de Ewing

  • Condrossarcoma: O Condrossarcoma ocorre mais comumente em pacientes entre 40 e 70 anos de idade.  A maioria dos casos ocorre ao redor do quadril e pelve ou do ombro.            


                                             
                   

Existem muitos tipos de tumores ósseos benignos.  Os tipos mais comuns incluem:
  • Fibroma não ossificante
  • Cisto ósseo simples unicameral
  • Osteocondroma
                  
  • Encondroma
Sintomas:  A maioria dos pacientes com um tumor ósseo sente dor. A dor é geralmente descrita como forte e maçante. A dor pode ou não piorar com a atividade física e muitas vezes o paciente acorda durante a noite. Embora tumores não sejam causados por trauma, ocasionalmente, uma lesão tumoral pode começar a doer após episódio traumático que é observado em cerca de metade dos pacientes. Os tumores ósseos podem causar uma lesão que enfraquece o osso podendo levar a fraturas e piora da dor. Alguns tumores podem causar febre e sudorese noturna e muitos pacientes não têm quaisquer sintomas, a não ser uma massa indolor. Ocasionalmente tumores benignos podem ser descobertos acidentalmente quando raios-X são feitos por outros motivos, tais como um entorse do tornozelo e tendinites no ombro

Tratamento: O tratamento depende de vários fatores, incluindo o estadiamento do câncer, ou seja, se ele está localizado ou se espalhou.No caso de um tumor localizado as células cancerosas são contidos ao tumor e área circundante. No caso do tumor ser metastático ele está propagado pelo resto do corpo. Tumores nesta fase são mais graves e mais difíceis de curar. Geralmente, o tumor é removido usando cirurgia e em muitas vezes, quimioterapia e radioterapia são utilizadas em combinação com a cirurgia.

Cirurgia de salvamento de membro: Esta cirurgia remove o tumor e a parte do osso acometido mais uma margem de tecido sadio ao seu redor podendo incluir músculos, tendões, nervos e vasos sanguíneos. O osso retirado é substituída por um implante metálico (prótese) ou transplante ósseo.

Amputação: Amputação elimina todas ou parte de um braço ou perna quando o tumor é grande ou quando nervos e vasos sanguíneos estão envolvidos. Atualmente existem muitas próteses com ótima função de membros inferiores.

Radioterapia: Radioterapia pode ser utilizada em alta dose para matar células cancerosas, encolher tumores e aliviar sintomas dolorosos.

Quimioterapia: Este tratamento é muitas vezes usado para matar células tumorais quando eles se propagaram na corrente sanguínea, mas ainda não podem ser detectados em testes e exames. Quimioterapia é geralmente usada quando tumores cancerígenos têm uma elevada probabilidade de propagação.
                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário